Essencial para a sobrevivência, a água é o bem mais importante do planeta. A garantia de um futuro tranquilo, com qualidade de vida, está diretamente ligada ao consumo inteligente e o não desperdício deste recurso natural. E isso vale para as atitudes individuais de preservação, a partir de uma consciência ambiental, e, ainda, para as ações coletivas de sustentabilidade, como as realizadas em condomínios.

O consumo mensal nos empreendimentos costuma ser alto, principalmente se o prédio for antigo. Vazamentos e problemas na rede hidráulica, além do uso irresponsável, podem aumentar em até 40% a conta da água.

Uma boa solução para reduzir a fatura é a colocação de hidrômetros individuais nos imóveis, fazendo com que cada condômino pague o que realmente utilizar. No entanto, a execução desta obra geraria custos.

Alguns condomínios ainda mantêm o sistema de cota compartilhada entre moradores, o que faz com que muitas pessoas não deem a atenção necessária ao uso correto deste recurso, já que a divisão é a mesma para quem economiza ou não.

Outra alternativa para a redução é a contratação de empresas especializadas em Projeto de Gestão de Água – PGA, que prestam consultorias sobre de que maneira determinado empreendimento pode economizar água e diminuir as contas em até 50%, em alguns casos.

A primeira etapa é sempre uma análise da fatura atual para verificar se há consumo excedente. Segue com uma vistoria completa para identificar vazamentos ou problemas no prédio e, após, é dado o diagnóstico. A partir daí, é criado um plano de ação eficiente.

Mudanças mais simples como o uso de restritores de vazão e controladores de pressão acabam com os famosos “ladrões de água”, fazendo com que o consumo chegue ao nível ideal.

Através do consumo inteligente e do não desperdício, é possível gerar uma reserva financeira ao longo dos meses. Com este dinheiro em caixa e planejamento, o condomínio pode angariar os recursos necessários para modificações mais caras, como a aquisição dos hidrômetros individuais. E sem a necessidade de chamada extra!

LCD Condomínios