O mundo mudou! Nas últimas décadas a tecnologia deu um importante salto e a internet passou a fazer parte da rotina das pessoas. E trouxe com ela mudanças e transformações nos formatos de trabalho, no comércio, na prestação de serviços, no entretenimento e nas relações pessoais. Hoje, a internet está presente em segmentos onde, há alguns anos, nem se imaginava. E isso tem ligação também com os variados aplicativos que oferecem soluções para tudo, como, por exemplo, para gestão condominial.

Desenvolvidos de acordo com as necessidades dos condomínios, os apps podem auxiliar na manutenção do empreendimento, gerenciamento de tarefas, otimização de recursos, acompanhamento financeiro, armazenamento de documentos, comunicação entre condôminos, reserva de espaços, controle de entrada na portaria, enquetes, controle da ronda dos vigias, entre outros.

Além dos sistemas criados por empresas de tecnologia, as administradoras também podem investir na criação de apps próprios. É o caso da LCD Condomínios, que projetou o próprio app. “Todos os nossos clientes podem acessar a plataforma digital e ter as principais informações do condomínio no celular”, conta o diretor da empresa, Marcelo Décimo.

Segundo o executivo, a ferramenta está em fase de testes, mas os resultados já estão sendo positivos. “Nossa meta é, a partir deste segundo semestre, disponibilizar outras funcionalidades que facilitarão ainda mais a comunicação entre a administradora e o condomínio”.

Quando a escolha for por criar um aplicativo próprio, um ponto muito importante que deve ser avaliado no momento da contratação é se a empresa escolhida é especializada, se tem credibilidade no mercado, capacidade para dar suporte técnico e resolver eventuais problemas, assegura a confidencialidade das informações e realiza o arquivamento dos dados.

Os apps podem ser vendidos tanto para administradoras quanto para os síndicos profissionais. O preço pode variar entre R$ 1,80 a R$ 3,50, mensal, por unidade.

A tecnologia – quando bem utilizada – pode facilitar o dia a dia dos condomínios. Mas é sempre importante ter a certeza de que, por trás da modernidade, sempre será preciso ter a condução de uma equipe formada por profissionais competentes, que saibam planejar, executar e tomar decisões que sejam positivas para o empreendimento e os condôminos.

Marcelo Décimo

LCD Condomínios